Prazo de validade

27.10.15
fotografia Vitorino Coragem
Amanhã faço 42 anos.
Decidi, quando o meu filho Raul nasceu, que esta seria a minha idade limite para ter mais filhos, ou acontecia antes ou não acontecia, portanto o meu "projecto Rosa" não passará disso mesmo.
Gostava de ter tido mais um filho, não pelo número - não acho que cinco seja melhor que quatro, tal como também não acho quatro melhor que cinco - nunca pensei nisso, a vida tem vindo a acontecer e, da mesma forma que decidimos ter este filho que já faz três anos decidimos agora não ter mais nenhum.
Eu lamento, tenho pena de não viver mais uma gravidez, de não voltar a amamentar, de não ter mais nenhum bebé pequenino. 
Também gostava que o mini rapaz tivesse um mano ou mana com idade próxima com quem pudesse partilhar, de forma mais par, a vida.
As razões são muitas, desde coisas práticas como o tamanho da casa ou até mesmo o número de lugares no carro a outras, como a qualidade de vida que temos com este filho e as oportunidades que poderemos viver com ele e que nunca fizemos com o "pacote" das 3 irmãs. Este tipo de decisões deve ser tomada a dois e neste caso tem 70% de peso de um lado, 30% do outro, não é preciso dizer qual o meu prato da balança... a verdade é que confio muito no meu companheiro, no pai dos meus filhos, ele é a pessoa mais sensata que conheço e sei que ele está certo.

Sinto-me muito feliz e realizada como mulher e preenchida com os filhos que tenho mas ficarei sempre com pena de não ter concretizado este meu desejo.
Sei que poucos me compreendem mas também não é o que procuro.
A idade é tramada, não gosto deste prazo de validade que nós mulheres temos, chateia-me mesmo que haja esta limitação mas já aceito de forma pacifica este facto e tento arrumar esta questão na minha cabeça.
Este foi só mesmo um desabafo, uma partilha e também um marco, desde o momento que aqui fica escrito tem um peso maior.
Se eu não cumprir com o que aqui escrevi, podem-me atirar ovos e tomates e chamar uma troca tintas!
Obrigada pela visita e por me lerem.
Alexandra





6 comentários:

  1. Olá Alexandra, descobri o se blog faz pouco tempo mas desde então sigo-o diariamente. Encontro na sua familia algumas semelhanças com a minha e partilho de alguns sentimentos que transmite, nomeadamente no que respeita a filhos...tenho uma filha com 16 anos naquela idade que por vezes descreve tão conturbada e difícil que é a adolescência e um outro com quatro aninhos, um doce querido que nos derrete a cada dia que passa, também eu tenho 42 anos, mas já feitos, e tb eu e o marido gostaríamos de mais um filho. A obstetra diz que não é tarde, o marido diz que estou uma fresca, desde há uns meses para cá temos tentado, mas eu tb sinto que estou a atingir o meu limite de idade interna, vou encerrar este assunto no início do proximo ano...tb fico com pena pelas mesmas razões que descreve mas acho que se não acontecer é porque é melhor assim e não devemos insistir. Foi muito bom ler o seu desabafo, que por coincidência bem poderia ser o meu! :)
    Um beijinho,
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom foi ler as suas palavras, comentários destes só fazem é bem! Obrigada

      Eliminar
  2. Alexandra, eu adoro ler-vos! Por vossa causa sonho com uma família grande! Tenho 35 anos e um filho com 4, mas tenho imenso medo de ter um segundo e alguma coisa correr mal com a gravidez, o parto, etc. É um pânico meio parvo, mas tenho. Alguma vez lhe aconteceu? Precisava de experiências de pessoas q tivessem superado isto. Um beijinho e acho que é muito nova!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana, que honra saber que a fazemos sonhar com uma família grande <3 Eu tive muito boas experiências com a gravidez, mesmo a das gémeas foi até às 38 semanas e nasceram de parto natural. Não há nada de parvo nesse medo, penso que o deve usar para se reforçar em vez de a bloquear, pense em falar com uma terapeuta daquelas que fazem o acompanhamento pré parto ou uma doula, talvez essas opiniões profissionais e um trabalho preparatório sério e positivo a possam ajudar a ultrapassar esse medo e a conseguir viver feliz a maravilhosa experiência da gravidez. Desejo que concretize esse sonho, abraço grande, Alexandra

      Eliminar
  3. Obrigada! Tive uma gravidez muito complicada e cesariana. Correu tudo bem no final, mas de facto, devia procurar ajuda. Já não irei ter uma família tao grande quanto gostaria, mas pelo menos mais um bebe. Sinto saudades. Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. ai....grande suspiro.... Fui mãe da primeira aos 35 e quase que perdia a coragem de ir para a segunda, que chegou a meses de eu fazer 40. E foi nessa altura que pensei que não me importava nada de continuar a engravidar e a ter filhos. Curiosamente o dinheiro, apesar de ser bem importante, nunca foi o motivo para não os ter. Mas a idade, essa sim, é um grande peso. Não agora, que garanto ainda me sinto nova, com as devidas distâncias aos 20 e aos 30, mas pelo facto de temer não as conseguir acompanhar enquanto precisarem de mim. Será justo ? Não sei...sei que ainda me restam algumas dúvidas e alguma esperança. será ? *

    ResponderEliminar

Se não conseguires fazer um comentário podes enviar para o mail: vivertodososdias@gmail.com Obrigada