mais uma virose...

31.3.14

O bebé Raúl é o único dos nossos quatro filhos que começou a frequentar a escola ainda em bebé. A Rita foi com dois anos e meio e a Alice e a Eva com 2 anos.
Já sabia que os miúdos apanham muita coisa neste primeiro ano e que passam grande parte do tempo doentes mas nunca pensei que fosse assim tanto.
Desde Setembro que o nosso bebé fica doente pelo menos uma vez por mês, quase sempre com viroses, que são umas porcarias que não se sabe bem o que são e que passam depois de uns dias horríveis. Estas viroses têm a particularidade de ser bastante contagiosas o que normalmente faz com que se estendam aos restantes membros da família.
Recorremos sempre à homeopatia para fazer frente a estas maleitas e só voltamos ao ativo quando estamos recuperados o que faz com que todos tenhamos uma taxa de absentismo bastante elevada este ano. Nunca faltei tantas vezes ao trabalho nem as miúdas à escola. Esta situação é muito desagradável para todos, eu sinto-me sempre em falta e quando assumo compromissos maiores no trabalho faço-o muito a medo e a saber que, mais dia menos dia, alguém vai ficar sobrecarregado por minha causa. É um ano completamente inútil em termos laborais.
Todos os dias sinto que estávamos todos bem melhor se eu pudesse ficar em casa com o nosso bebé, pelo menos até aos 2 anos de idade.
Eu só precisava que me assegurassem o meu "lugar"no trabalho quando estes dois anos chegassem ao fim, se possível que nos reduzissem a carga fiscal e, já agora, que nos atribuíssem um pequeno subsídio de apoio à família - tipo abono (coisa que nós nunca recebemos).
A facto do Nuno Raf ser músico e não ter um rendimento mínimo fixo obriga-nos a ser cautelosos e a não poder fazer as coisas conforme acreditamos, na verdade somos muitos e não podemos arriscar assim tanto... a nossa vontade era que eu deixasse de trabalhar fora de casa e ficasse com o Raúl em casa; por mim até ia mais longe e arriscava um projeto de homeschooling com este filho.

E pronto... cá estou em casa desde quinta feira às voltas com mais uma virose trazida da escola pelo nosso bebé. Já todos vomitámos, estamos amarelos, mal da barriga e cansados.
Eu voltei a faltar e a deixar a minha equipa de trabalho desfalcada.
Amanhã lá regressamos aos nossos afazeres para mais uma ou duas semanas com saudinha antes da próxima virose atacar.

8 comentários:

  1. Melhoras! Vamos ter fé que o tempo vai melhorar e todos vamos ficar menos amarelos :)
    Entendo perfeitamente as tuas "reflexões" mas infelizmente nem sempre conseguimos fazer as coisas dessa forma...

    ResponderEliminar
  2. Como eu a compreendo! O meu filho até aos 13 meses nunca tinha tido febre, nem com o nascer dos dentes, enm com vacinas, nem nada! O 1.º ano lectivo no colégio foi tão mau que pensei seriamente em deixá-lo full time com a minha mãe. O pediatra insistiu e disse que o próximo ano seria muito melhor e de facto este ano que passou e mesmo este inverno foram optimos, sem comparação. Por isso vai ver que é mesmo só uma fase e que para o ano não estará a fazer esta conversa! Mas enquanto dura...é mesmo horrível! força, melhoras e beijinhos Joana

    ResponderEliminar
  3. E já agora, fiquei curiosa sobre o homeschooling, como funciona? Será que podia escrever um post sobre isso? Eu acho muito importante o convivio das crianças com os seus pares e creio que é sempre uma excelente, senão das melhores, fonte de aprendizagem, mas fiquei muito cuiosa. Obrigada Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana, assim que conseguir envio-lhe uns textos e referências bibliográficas sobre este tema. Obrigada pelas simpáticas palavras. Abraço.

      Eliminar
  4. Muito Obrigada, Alexandra! Fico a aguardar! Beijinho, Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana,
      numa rápida pesquisa encontrei alguns locais onde pode saber mais sobre Educação doméstica, aqui ficam.


      http://ensinodomesticolegislacao.blogspot.pt/

      http://aprendersemescola.blogspot.pt/

      http://www.educacaolivre.pt/mel/perguntas-frequentes/ensino-domestico/

      Não tive muito tempo mas acho que por aqui já consegue respostas às suas inquietações, eu estou muito descontente com o ensino e com as escolas mas ainda não refleti o suficiente para perceber se essa seria a melhor opção, talvez em breve o faça e publique aqui as minhas conclusões... Abraço e boas leituras!

      Eliminar
    2. Muito obrigada! Vou verificar os links e depois venho aqui dar uma opinião! :) bjs Joana

      Eliminar

Se não conseguires fazer um comentário podes enviar para o mail: vivertodososdias@gmail.com Obrigada