o natal está aí à porta

13.12.13
eu tenho uma relação de amor-ódio com esta quadra.

Por um lado, detesto ser bombardeada pelas campanhas de natal, incomoda-me o mau gosto generalizado e chateia-me muito o consumismo desenfreado ao qual não consigo fugir totalmente, nem eu nem muito menos as miúdas. Tento chamar-lhes à atenção para valores bem diferentes dos valores materiais, especialmente nesta época, mas é um equilíbrio difícil. 
Fico, todos os anos, com a sensação de que podia ter feito melhor...

Eu gosto de escolher a dedo cada presente que ofereço mas nunca tenho o tempo suficiente, evito ao máximo gastar muito. Depois fico angustiada quando não encontro o que quero para esta ou aquela pessoa que gosto ou quando gasto demasiado.
Aborrece-me quando alguém me oferece um presente e não tenho nada para a troca.
Irrita-me a figura do pai natal e nunca alinhei no presépio - excepto este ano que fizemos um por brincadeira e que tem dado muita polémica cá em casa...


Mas... por outro lado, adoro as férias de inverno, as reuniões de família, os jantares com amigos, o bacalhau, os sonhos de abóbora e as fatias douradas, a lareira, os pijamas e as pantufas, fico emocionada quando vejo a nossa mesa tão cheia, gosto de oferecer coisas bonitas que assentem como uma luva, gosto de pensar em cada um, de dar e receber mimos e abraços dos meus sobrinhos, gosto das viagens e da sensação de chegar onde nos esperam, gosto dos pequenos almoços do dia de natal e de ver filmes lamechas, gosto dos frutos secos e dos vinhos especiais que se bebem nestes dias, gosto de ter os meus filhos por perto e ajudá-los a valorizar os pormenores que de facto importam e que compensam tudo o resto... por tudo isto e muito mais estou cheia de vontade que cheguem as festas. 
Boas Festas!



3 comentários:

  1. Tens a certeza q n fui eu a escrever este texto???????
    ;)
    Bem, quanto ao presépio, acho que nunca tinha visto um assim! O nosso tb está lindo. este ano até teve direito a gruta iluminada! Por aqui gostamos muito do presépio e todos os anos fica diferente.
    Este miúdo aqui da camisa às riscas está um espanto! Acho mesmo que sai aos pais. Os olhos são "da mãe"...
    Um grande, grande beijinho. E vamos fazer um passeio natalício com os nosso meninos!
    Até breve
    Família Galvão

    ResponderEliminar
  2. É uma cena muito gótica a tua decoração de Natal!! Boa!

    ResponderEliminar

Se não conseguires fazer um comentário podes enviar para o mail: vivertodososdias@gmail.com Obrigada