A nossa escola...

7.12.12




A Rita, a Eva e a Alice fizeram o pré escolar e 1ºciclo do ensino básico numa escola da Misericórdia de Cascais com o Movimento da Escola Moderna, uma escola pequena onde as pessoas todas se conheciam pelo nome e se preocupavam umas com as outras.

Com a passagem para o 5.ºano - 2ºciclo, passaram a frequentar a Escola Pública Pereira Coutinho no centro de Cascais.
Este ano letivo é o primeiro em que as três irmãs frequentam esta escola.
A adaptação tem sido boa e tranquila, este ano a própria escola sofreu várias alterações, contando agora com muito menos alunos que anteriormente devido à abertura de turmas de 2ºciclo numa outra Escola em Cascais.
Teoricamente, a Escola Pereira Coutinho teria este ano todas as condições para se tornar uma escola agradável e "aconchegante"...

No entanto têm sido muitas as situações que contrariam esta possibilidade e que me afligem no dia a dia deste estabelecimento e que, na minha opinião, nada têm a ver com as condições de trabalho dos profissionais que aqui trabalham - têm a ver com um espírito descuidado de pouca atenção e dedicação e de falta de brio que se tem tornado um hábito em algumas das nossas escolas públicas.

As minhas "queixas"concretas...
Custa-me a compreender o número de faltas que os professores dão... neste primeiro período de aulas não houve uma única semana em que as minhas filhas tivessem todas as aulas previstas no horário, há mesmo os professores que faltam constantemente e são conhecidos por isso...
pergunto-me como é que isto é possível?
...
Este ano, as aulas de substituição ou não existem por falta de pessoal docente ou quando alguém  lá vai "tapar o buraco" faz as atividades mais sureais e fora do contexto...
pergunto-me se seria muito complicado cada professor ter um dossier com propostas de atividades que pudessem ser dinamizadas por qualquer outro colega independentemente da área de formação ou até mesmo outras atividades que servissem a Escola e que também pudessem ser dinamizadas por qualquer professor - poderiam ser da área do desenvolvimento pessoal e social ou da disciplina de educação cívica,  poderiam ser atividades preparadas pelo diretor de turma em conjunto com os alunos, propostas por estes e disponíveis para estas horas sem aulas.
Atividades que contribuissem para a melhoria da escola ... Complexo? não me parece...

O comportamento de alguns professores é também qualquer coisa que me espanta... muitos atendem os telemóveis nas aulas e chegam até a sair da sala para falar ao telefone - obviamente que não me estou a referir a situações de emergência, há professores que delegam nos alunos a responsabilidade de apontar no quadro ou num caderno os nomes dos colegas "mal comportados"...
existe mesmo um docente que, maravilhado com as multi funcionalidades do I-Phone passa as aulas em interação com o mesmo, especula-se se manda SMS's apaixonados para a esposa... se tenta atingir níveis extraordinários nos seus jogos favoritos... se é facebook-ò-dependente... uma infinidade de possibilidades.

Há também casos de professores que falham nos cuidados mínimos da sua higiene pessoal, na disponibilidade para esclarecimento de dúvidas, na pressa em sair, na utilização do puxão de orelhas "a quem precisa" e os que baixam os braços perante meninos de 10 e 12 anos e não se dão ao respeito dentro da sala de aula.
Se nem todos os professores são assim, são-no um número elevado demais.
É estranho e terrível que quando um professor se esforça para ajudar os alunos nas suas aprendizagens isso provoque espanto nos alunos... pois isso aconteceu na turma da Rita. É triste.

Mas o que mais me choca de tudo nesta Escola Pereira Coutinho de 2º e 3º ciclo do ensino básico, é o cantinho do fumo à entrada da escola:
A uns escassos 10 metros do portão principal  há um recanto onde professores e alunos vêm fumar e em alegre cavaqueira criam entre si um ambiente informal e próximo único.
Pergunto-me se estes adultos - profissionais de educação, não têm consciência do peso destes momentos para os miúdos que se querem aproximar deles... será que não pensam em momento algum que estão a ser um mau modelo?
... e diariamente assisto a novas conquistas, a meninos e meninas que se vão aproximando e que ganham estatuto entre os seus pares por fumar e privar com a Stôra e com o Stôr...

Em tempos de tão grande crise de valores não me parece demagogia dizer que uma escola melhor está nas nossas mãos e que poderíamos tentar deixar por uns tempos de responsabilizar os outros pela realidade onde nos inserimos e que pode ser alterada por nós mesmos...

Como mãe, vou fazer chegar estas minhas observações à direção da escola e ao agrupamento com esperança de que estas sejam bem recebidas e compreendidas como pontos de partida para refletir e agir.
Como Mãe ajudo as minhas filhas a serem compreensivas mas criticas no seu dia a dia e reforço que podem exigir uma escola melhor desde de que também elas se esforcem por fazer mais e melhor.


Parece-me fácil e acessível ser mais feliz na escola, afinal é como em nossa casa...

9 comentários:

  1. Tivemos o mesmo problema o ano lectivo anterior e o que o precedeu ( 6º e 5º ). As escolas são como as empresas e qualquer instituição, o que conta são as Pessoas que lá trabalham e que direcção ou orientação têem. Este ano (7º) tenho-me deparado com Professores extraordinários em exigencia e acompanhamento,este corpo docente ( com raras excepções) tem levado a turma a desafiar-se permanentemente, a superar-se, o absentismo é quase nulo. As notas da minha filha são melhores que o ano passado? Não! São ligeiramente inferiores ( muito pouco), mas porque a fasquia está mais alta, os desafios são maiores...as vitórias são muito mais saborosas.

    Como eu compreendo e acompanho as tuas preocupações.

    Há um ano faria minhas as tuas palavras

    Bjs

    Miguel

    ps- gosto mesmo deste teu Blog

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    1. Obrigada Miguel.
      Cá vamos tentando remar contra a maré, agitando estas águas pouco claras e por vezes até mal cheirosas mas sempre na esperança que melhores dias vão chegar :-)

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  2. Talvez seja mais eficaz ires à associação de pais antes... Se houver, e para veres o quanto acompanhada estás.
    Da nossa experiência, a directora do agrupamento dá mais ouvidos a instituições que a pessoas :-)

    Beijos a todos

    Cunhado!

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    1. Obrigada, não tenho muito boa imagem da Ass. Pais mas vou re-avaliar. Bj para vocês também.

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  3. É inacreditavel como se chegou a esta situação no ensino. Mas, infelizmente é o reflexo da falta de autoridade e desleixo que nos tem "minado" ao longo dos anos.
    beijos
    Joao Leitao

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    1. Pois é João, mas eu concordo com o Miguel Oliveira quando ele diz que as escolas são como as empresas e dependem muito de uma boa direção, de uma liderança eficaz... são pessoas que infelizmente andam à deriva no seu dia a dia de trabalho. Para mim está a ser fantástico este ano poder acompanhá-las tão mais perto e ajudar a contrabalançar tudo isto
      ...até estou tentada a ficar assim uns anos :-)
      A brincar digo a verdade, mas não me parece que neste momento seja possível ficar em casa por 2 anos... mas nunca se sabe o que o futuro nos reserva, otimista sou eu!!! beijo

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  4. Não sei como, cheguei a este texto de 2012... Tem novidades sobre a escola? houve evoluções? De facto é muito mais difícil educar crianças nessas condições. Por um lado vejo vantagem: uma mãe como a Alexandra consegue direccionar as suas filhas no bom sentido, e essas experiências até lhes vão proporcionar desenvolver espírito critico, perceber que há coisas que não funcionam tão bem e têm de combatê-las e seguir outro caminho. Já não digo o mesmo dos miúdos sem pais interessados (80%?): acabam por se perder, eventualmente... Já agora, em que misericórdia andaram as suas filhas: qual é aquela que referiu seguir o movimento escola moderna? Conhece outras em cascais/sintra? Obrigada e parabéns pelo blogue :)

    Mafalda

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  5. Olá Mafalda, infelizmente a escola não tem tido muitas melhorias mas entretanto a minha vida têm-me permitido acompanhar muito as minhas filhas e ir compensando estas lacunas. Por aqui não encontro alternativas possíveis a não ser no sector privado. Tal como a Mafalda diz vou tentado que mesmo as experiências menos boas se possasm converter em aprendizagens para a vida.
    Quanto à escola que as minhas filhas frequentaram desde o pré escolar ao fim do primeiro ciclo foi o Centro Alfredo Pinheiro, Misericórdia de Cascais. É uma boa escola, pequena, familiar e que leva muito a sério o trabalho com as crianças, eu aconselho esta escola. Funciona como IPSS no pré escolar e como privada no 1ºciclo com mensalidade fixa. Para nós foi um investimento muito valioso. Obrigada pela visita e pelo comentário, Abraço. Alexandra

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  6. Obrigada por responder tão rápido, Alexandra! É importante para mim encontrar uma boa creche para o meu filho. Já que vamos sair de Lisboa para acabar com a "vida de cidade"... Acabei de ver no Google maps e fica a 13 minutos de carro da nossa futura casa. Vou ligar para lá a saber mais informações, e entretanto procurar outras mais perto de casa, talvez a SCMS, mas sem referências vai ser complicado. Obrigada pela dica!
    Boa sorte nas "lutas" pela educação das suas filhas, têm concerteza sorte com a mãe que têm. Além disso, se tiveram num bom jardim de infância, o mais certo é darem-se bem em todo o lado.
    Abraço,
    Mafalda

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