Tesouros na minha vida

28.11.12


Eu sou uma rapariga cheia de sorte, uma privilegiada. Tenho a clara noção disso.
A minha família é a minha riqueza maior, mas outros tesouros fazem parte do recheio da minha vida.

Hoje, recebi uma seleção cuidada e certeira de textos poéticos que algumas das minhas colegas de trabalho escolheram para mim.
A minha equipa de trabalho é uma das pérolas da minha vida.
Agora que estou em casa, sem diariamente partilhar a vida com estas pessoas, consigo ter a distância necessária para melhor valorizar o que de facto é importante, é uma sorte, uma maravilha poder caminhar ao lado de mulheres tão especiais.
Juntas já criámos coisas maravilhosas e importantes, juntas contribuímos para construção de um mundo melhor.
Hoje, foi o meu mundo ficou mais rico.
Obrigada.



 trecho de “Atrás dos dias”, um hino ao amor materno:
(...) Fazes os deveres, ensino
os números a obedecerem-te e a amares
as letras umas ao lado das outras, solidárias
como uma pequena vírgula para que o silêncio
receba a tua voz. Voo junto às tuas asas,
lubrifico-as e fico a ver como se suavizam
os traços do teu rosto. Agora vais partir.
Irei um pouco atrás com a cor da tarde
para não ser vista. Por mais que vás
estarei de mansinho atrás das asas. Ser mãe
é ir assim. É assim que vou à fonte.
                          Rosa Alice Branco

UMA HORA PARA A LOUCURA E A ALEGRIA, Walt Whitman

Uma hora para a loucura e a alegria! Ó furiosos! Oh, não me confinem!
(O que é isto que me liberta assim nas tempestades?
Que significam os meus gritos em meio aos relâmpagos e aos ventos rugidores?)

Oh, beber os delírios místicos mais fundamente que qualquer outro homem!

Ó dolências selvagens e ternas! (Recomendo-as a vocês, minhas crianças,
Dou-as a vocês, como razões, ó noivo e noiva!)

Oh, entregar-me a vocês, quem quer que sejam, e vocês entregarem-se-me a mim, num desafio ao mundo!

Oh, retornar ao Paraíso! Ó acanhados e femininos!

Oh, puxá-los  para mim, e plantar-vos pela primeira vez os lábios de um homem decidido.
Oh, o quebra-cabeça, o nó de três voltas, o poço fundo e escuro – tudo isso a desatar-se e a iluminar-se!

Oh, precipitar-me onde finalmente haverá espaço e ar bastante!
Ser absolvido de laços e convenções prévias, eu dos meus e vocês dos vossos!

Encontrar uma nova relação – desinteressada – com o que há de melhor na Natureza!
Tirar da boca a mordaça!

Ter hoje ou todos os dias o sentimento de que sou suficiente como sou!

Oh, qualquer coisa ainda não experimentada! Qualquer coisa em transe!
Escapar totalmente aos grilhões e âncoras dos outros!

Libertar-me! Amar livremente! Arremeter perigosa e imprudentemente!
Cortejar a destruição com zombarias e convites!
Ascender, galgar os céus do amor que foi indicado para mim!
Subir até lá com a minha alma inebriada!
Perder-me, se preciso for!

Alimentar o resto da vida com uma hora de completude e liberdade!

Com uma hora breve de loucura e alegria."

-------


-------

-------





1 comentário:

  1. AMEI!!!! E assisto à vossa criação de coisas tão boas! São as maiores! :)

    ResponderEliminar

Se não conseguires fazer um comentário podes enviar para o mail: vivertodososdias@gmail.com Obrigada