Provas de aferição e outros afetos... em 2010

18.5.15
Em Maio de 2010 a minha filha Rita fez pela primeira vez o que na altura chamaram de provas de aferição, eu na altura escrevi isto:

Provas de aferição e outros afetos...

Ontem foi dia de provas de aferição... qualquer coisa estranha que, quem não tem filhos em idade escolar desconhece por completo.
São um bom exemplo de qualquer coisa muito mal pensada, que volta a encarar a educação como uma iniciativa massificada onde o individuo se perde na importância da quantificação das coisa...
No caso da Rita, e da escola que frequenta... é qualquer coisa de surreal, de desencaixado... aos miúdos assusta, enerva e deixa-os perplexos com a possibilidade das regras poderem ser alteradas nos últimos 10 minutos de jogo.
Foi ontem o ultimo dia - estavam separadas por duas datas - dois temas: Língua Portuguesa e Matemática - as sérias...
Cheguei à escola e a excitação era mais que muita,
tinha tudo corrido às mil maravilhas! a prova tinha sido "canja de galinha"... e havia já rumores de que estas provas eram só para mostrar que o sistema educativo em Portugal estava com uma saúde de ferro...
E embora o tempo estivesse cinzento e frescote, naquela escola cheirava claramente a PRIMAVERA!
O grupo do 4.ano, que foi o que fez as provas... e que é composto por 18 miúdos estava num alvoroço, tinham entre eles combinado JANTAR FORA.
São 18 meninos entre os 9 e os 10 anos e queriam ir jantar juntos!
Eram 17h30 - o encontro seria às 20h no Mac de Birre.
A alegria dos que conseguiam um SIM dos Pais - perplexos com a capacidade de mobilização destes miúdos...- era extraordinária!
Havia reacções bem diferentes, os Pais que alinhavam... os que não sabiam bem o que dizer, os que imediatamente telefonavam ao conjugue... e os desorientados!
Eu, confesso que fiquei maravilhada...
acho fantástico o inesperado, o combinanço em cima do joelho... a energia do momento...
Resolvi dar uma ajuda e lá fui resolvendo pequenos problemas colocados pelos Pais... passei duas horas com o carro cheio de muidos a levar e buscar... entre casas dos avós, natação e râguebi... lá chegamos ao Mac de Birre às 20h em ponto... no carro, meia escondida ainda tínhamos uma bela surpresa para todos: A Caetana, antiga colega que saiu da escola no fim do ano passado.
Depois foi indiscritivel...
duas mesas redondas cheias... mais uma outra com os irmãos mais pequenos, que autonomamente também faziam daquele um momento fantástico e de comemoração (os manos estavam tão crescidos! e tinham superado as PROVAS!)
Cá fora um grupo de Pais e Mães, aguardavam numa amena cavaqueira... bebendo umas imperiais e fumando uns cigarros, falavam de si, do seu trabalho e descobriam afinidades...
Passado cerca de uma hora e meia, bem combinados... e todos ao mesmo tempo comunicamos a hora da partida.
Deram abraços bem apertados, desejaram bom fim de semana uns aos outros e lá foram para os respectivos carros com os seus Pais-Motoristas.
Quando chegamos a casa recebi uma abraço do tamanho do mundo e um galhardete para pôr ao peito... mas do lado de dentro: És a Melhor Mãe do Mundo!
Bem Feita!
 Alexandra, Maio de 2010
E nós éramos assim em 2010!
Obrigada pela visita, boa semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se não conseguires fazer um comentário podes enviar para o mail: vivertodososdias@gmail.com Obrigada