Presentes no Natal

20.11.14
Esta semana comecei a encontrar as primeiras listas com sugestões de presentes, decorações e receitas natalícias mas foi um post no facebook da página da Mama Mia Parentalidade  que me despertou a atenção e me inspirou a fazer esta partilha.
O natal sempre foi uma época que me provoca sentimentos contraditórios, expliquei isto numa publicação que fiz o ano passado e podem (re)ver aqui.
Acima de tudo eu gosto do espírito que envolve esta quadra, gosto da forma como nos sentimos mais atentos e disponíveis para os outros e penso que isso deve ser levado muito a sério acima de tudo dentro da nossa própria casa.
Desde que as nossas filhas eram bem pequenas que nós aproveitamos os dias que antecedem o natal para fazer programas especiais com cada um dos filhos. A primeira vez que o fizemos foi no natal de 2004,  a Eva e a Alice tinham dois anos e a Rita quatro, combinámos dedicar um dia inteiro a cada uma das três meninas.
Um dia "filho único" - fizemos programas bem diferentes, desde idas ao jardim Zoológico ou a exposições de interessse para alguma das meninas em particular, um passeio romântico em Sintra com direito a travesseiros e passeio de charrete, uma ida a um cabeleireiro XPTO seguida de almoço num sítio bonito e um passeio pela baixa de lisboa, entre outros bastante diversos e à medida de cada uma (o bebé Raúl ainda não teve direito a este tipo de programa
Em paralelo a isto tentamos oferecer presentes cujo valor sentimental seja superior ao valor material, que correspondam à concretização de um desejo, por exemplo um programa especial de equitação ou surf, um whorkshop ... um fim de semana em família num destino inesperado, um animal de estimação...
Já temos algumas ideias para este ano mas só podemos partilhar depois do Natal por razões óbvias, mas estamos uma vez mais a esforçamo-nos por manter esta linha e ajudar as nossas filhas a valorizar o Ser em vez do Ter, as vivências que deixam marcas por dentro e nos transformam em pessoas melhores.
Este é para nós o lado mais importante do natal, não quer dizer com isto que não tenhamos desejos materiais, vontade de comprar imensas coisas e de oferecer outras tantas, é claro que temos e fazemos, também somos vaidosos e gostamos de coisas novas, mas achamos que como pais|educadores temos uma grande responsabilidade e devemos sublinhar o menos óbvio, enaltecer as emoções e a alegria de estar juntos e valorizar o Amor, sentimento que deve sempre caraterizar esta quadra.
Há muitos anos e com o objetivo de sensibilizar os nossos amigos e família para este espírito, inspirámo-nos no livro "Laura e o Coração das Coisas" e escrevemos uma carta a pedir a todos que trocassem os presentes por presenças e viessem estar connosco e com os nossos filhos, este ano voltamos a evocar o mesmo:
Venham, prometemos ter sempre chocolate quente, ginjinha caseira e bolinhos feitos por nós, a lareira acesa e música de natal (ou sem ser de natal...)
Venham SER presentes neste Natal.

 





4 comentários:

  1. Q giro! Adorei o post, realmente queremos tanta coisa qd somoz miudos e depois o q fica na memoria sao as experiencias, vivencias e o tempo q os nossos pais nos dedicaram.

    ResponderEliminar

Se não conseguires fazer um comentário podes enviar para o mail: vivertodososdias@gmail.com Obrigada