Pára, Escuta e Lê # Eu, Mamã Orgânica

9.10.14

Na quinta feira passada fui "Mamã Orgânica" neste belo blog, foi a maior entrevista que alguma vez dei e gostei muito de a ler, espero que gostem também e que se tornem seguidores fiéis desta Mamã Orgânica que tanto tem para nos dar! Obrigada Susana.
ESTA PUBLICAÇÃO É UMA CÓPIA - VER ORIGINAL AQUI
Mamã Orgânica
alexandra silva mama organica entrevista



MAMÃS ORGÂNICAS

Mamã Orgânica::Alexandra Silva

Utiliza as setas ← → para navegares
Nome: Alexandra Silva
Website/Blog: Viver todos os Dias
Facebook/Instagram: www.facebook.com/vivertodososdias
Uma frase sobre ti: Se temos de ter rugas, que seja de tanto rir…
O que é para ti “ fazer o que se ama”?É conseguir olhar para o “copo” e ver sempre o lado “meio-cheio”. É não conseguir dissociar o que Somos do Que Fazemos. Sentir boa energia, realização e orgulho no que estamos a construir, ter ideias umas atrás das outras, ter brio, ter momentos em que sentimos borboletas na barriga, querer falar do que estamos a fazer a todos os que nos rodeiam, é estar lá de alma e coração.
alexandra silva mama organica
Consideras que fazes o que amas neste momento? Quais os teus projectos e como te preenchem enquanto Mulher e enquanto ser humano?
Estou em fase de construção de novos projetos, novos desafios e estou entusiasmada com isso.
Ser Mãe (de quatro) preenche-me muito e é o que mais Amo, de momento gostava de não ter de trabalhar para “terceiros” e construir algo meu, estou focada nisso e a desejar muito que se torne possível num futuro próximo, que passe do sonho à realidade.
O Blog “Viver Todos os Dias” é um projeto que me enche de orgulho e que faço com muito amor, gostava de ter mais tempo para lhe dedicar e poder expandi~lo para novos campos. tenho sempre muitas ideias…
Eu tenho formação na área social, trabalhei em vários projetos interessantissimos e que muito me preencheram na altura, foram 10 anos muito intensos nesta área, depois disso entrei numa nova viagem na área da Arte|Educação, já foi há mais de 11 anos… tudo isto contribui para o que sou e para o vou querendo para mim.
Sempre trabalhei apaixonada pelo que fui fazendo e talvez por isso não tenho muito medo da mudança e do desconhecido, uma certeza eu tenho: a minha prioridade é a minha família, é onde assenta o meu projeto de vida.
mama organica familia alexandra silva
É um processo fácil? Que sacrifícios/ obstáculos/mudanças são necessários fazer para o concretizares?
A minha avó dizia “O que é barato tem rato”… neste caso também se aplica, os processos que implicam mudanças e que nos lançam para terrenos desconhecidos não são fáceis.
Temos (familiarmente) um barco grande e pesado para levar a bom porto mas isso não pode ser impeditivo de correr atrás do que gostamos. Estar apaixonado dá uma força imensa que nos leva a ultrapassar os maiores obstáculos que vão surgindo, é essa paixão que move montanhas que temos de procurar, depois… é tentar fazer o melhor que conseguimos e acreditar. Sou otimista por natureza.
Consideras-te uma Mulher Criativa? Como expressas a tua criatividade no teu dia-a-dia?
Sim, tive o privilegio de trabalhar com gente incrível ao longo dos últimos anos, a criatividade desenvolve-se, alimenta-se. Olhar para as coisas que temos à frente e tentar desconstruí-las, criar novas leituras do que nos rodeia, arriscar, são práticas que se treinam e que tornam a criatividade uma ferramenta fundamental para o dia a dia. A Arte é um contexto privilegiado para desenvolver esta competência, a Educação também.
Diariamente tento de ser criativa na procura de soluções para os problemas do quotidiano, nas propostas que faço às minhas filhas, na forma como estou com o meu bebé, nas tarefas em casa, na cozinha…
Vivo com um homem hiper criativo que utiliza a sua criatividade para ser único e sempre incrível no que faz. Ser rigoroso e criativo é um plano infalível para fazer as coisas bem.
A criatividade é fundamental para ser feliz, dá trabalho mas vale imenso a pena.
alexandra silva entrevista
Se soubesses ontem o que sabes hoje terias mudado alguma coisa?
Claro que sim mas isso ia fazer com que hoje não soubesse o que sei ;-)
Onde procuras inspiração?
Na vida que vivo todos os dias… tento estar atenta especialmente aos detalhes, acho que são eles que me despertam sempre, os detalhes.
Mãe de 4 filhos, companheira, profissional, como encontras tempo para cuidares de ti?
Regra geral não preciso nem incluo nas minhas rotinas ou planeamentos momentos específicos para estar comigo ou para me cuidar, quando sinto essa necessidade ou vontade, reorganizo a vida nesse sentido.
Há fases mais complicadas em que o Nuno Rafael (que é músico) tem muito trabalho ou está fora mas tirando isso temos uma vida equilibrada e tranquila e não me sinto em falta comigo. Gostava de começar a caminhar com regularidade ou a fazer pilates ou ioga mas sou muito preguiçosa e nunca priorizo nada disto.
Sou vaidosa e gosto imenso de me sentir bonita mas sou muito prática e nunca dispensei muito tempo a cuidar de mim, tenho óleo para bebé na banheira e passo-o no corpo no fim do duche o que deixa a pele super macia e demora 2 segundos, corto o cabelo nem uma vez por ano, uso creme com proteção total no rosto por causa das manchas e ponho lápis preto nos olhos… de manhã demoro 15 minutos a tomar banho, vestir etc, sou mesmo despachada.
Sozinha adoro ir ao cinema, passear e ir á praia e conduzir, são momentos que uso para me “arrumar por dentro” e que considero que são essenciais para me cuidar.
E sobre este tema vou acrescentar um texto que adoro e que me lembro sempre quando falamos das responsabilidades da vida:
A vida responsável
Conduzir mas sem ter um acidente,
comprar massas e desodorizantes
e cortar as unhas às minhas filhas.
Madrugar outra vez e ter cuidado
Em não dizer inconveniências,
Esmerar-me na prosa de umas folhas
E estou-me nas tintas para elas,
Retocar de vermelho cada face.
Lembrar-me da consulta ao pediatra,
Responder ao correio, estender roupa,
Declarar rendimentos, ler uns livros,
Fazer umas chamadas telefónicas.
Bem gostariade me dar ao luxo
De ter o tempo todo que quisesse
Para fazer só coisas esquisitas,
Coisas desnecessárias, prescindíveis
E, sobretudo, inúteis e patetas.
Por exemplo, amar-te com loucura.
Amália Bautista
in Um Buraco Na Sombra
alexandra todososdias mamorganica
O que ser mãe de uma família numerosa te ensinou sobre Maternidade?
O meu percurso como mãe tem-me ensinado tanta coisa…
Quando a Rita nasceu eu senti que tinha, finalmente, descoberto o sentido da vida!
Fui uma mãe ultra galinha, possessiva e maravilhada… quando pensava que sabia tudo, a vida trocou-me as voltas e engravidei de gémeos. Foi para mim um choque enorme – como é que eu ia gerir tudo isto? a Rita teria dois anos e meio quando os dois bebés nascessem – Foi uma nova fase, aprendi a relativizar, a simplificar e a não querer dominar tudo, as minhas verdades absolutas que tinham nascido com o primeiro filho caíram todas por terra. Foi duro, não posso negar que os primeiros anos foram cansativos e absorventes, mas descobri que tinha ( e tenho) o melhor companheiro do mundo, que não deixou nunca que eu me fosse abaixo e que cuidou da nossa relação com um esmero e empenho como só ele sabe fazer.
mama organica alexandra silva todos os dias
A vida correu-nos bem, as miúdas foram crescendo e nós também, eu sempre pensei em ter três filhos por isso sentia-me uma mãe realizada. Durante anos não pensámos em ter mais filhos (embora ambos ficássemos “nervosos” quando estávamos com bebés ;-) ).
Há três anos atrás mudámos de casa e consequentemente de vida e fomos invadidos pelo desejo de ter mais um filho…
Com este bebé temos aprendido muito também, desta vez somos cinco a cuidar de um por isso é como brincar aos bonecos… é “canja”!
O Raúl é um bebé super fácil que come e dorme bem e está sempre bem disposto, tem sido maravilhoso viver este novo episódio nas nossas vidas.
Para as irmãs tem sido mágico viver este “milagre” que é a vida, acompanhar a gravidez, o nascimento, ajudar a cuidar, Amar desta forma sem tamanho…
Com este filho tento saborear cada segundo, não tenho pressa para nada, não sinto nenhum tipo de ansiedade, é um prazer tão grande…

O que ser Mãe me ensinou? acho que tudo, ensinou-me que ser enorme e pequenino ao mesmo tempo é possível e que o amor comanda a vida.
Ter uma família numerosa ajuda a descentrar a perceber que tudo é relativo, a ter muito “jogo de cintura” e a valorizar a identidade, é extraordinária a diversidade de formas de ser e de estar, de sentir de se expressar… ter muitos filhos torna-me mais tolerante com o mundo.
familia alexandra silva todos os dias
O que é importante para a tua família?
Ter TEMPO é, para mim, muito importante.
Tempo uns para os outros, para nos podermos olhar, escutar para podermos estar sem fazer nada, para saborear o silêncio juntos ou para fazer muito barulho, para nos pudermos zangar, pedir desculpa e desculpar, para dizer segredos, para dançar, para rir juntos e fazer as maiores palermices sem medo e sem vergonha.
Nada disto se consegue à pressa :-)
Partilha um conselho sobre como fazer crescer uma criança.
Eu preciso de tempo e disponibilidade interior para ajudar a crescer e crescer com eles. Não é um conselho, é só uma partilha, conheço famílias funcionais e equilibradas que não sentem esta necessidade e vivem de outra forma, para mim ter tempo é essencial e sinto que tenho uma vida de luxo por ter tanto tempo para estar com os meus filhos.
Como é um “dia perfeito” com os teus filhos e em Família?
Um dia sem grandes compromissos, um dia que vá acontecendo, a passear, a cozinhar, à mesa, a jogar… não importa a fazer o quê mas que o façamos com disponibilidade uns para os outros e que haja bom humor e uma boa dose de Non sense.
Se pudesses partilhar algo com outras Mulheres, o que lhes dirias?Eu ganhei imenso no dia em que consegui “sair de palco” e deixei de querer comandar o barco sozinha.
familia alexandra silva mama organica entrevista
Utiliza as setas ← → para navegares


Sem comentários:

Enviar um comentário

Se não conseguires fazer um comentário podes enviar para o mail: vivertodososdias@gmail.com Obrigada