Hora de jantar

9.11.12





Desde que o ano escolar começou temos assistido a uma transformação na Eva e na Alice, estão muito mais crescidas...
Mudaram de escola, saíram de uma pequena escola privada e passaram para uma escola pública  com muitos alunos e professores, um contexto completamente diferente.

Eu tinha (e ainda tenho...) alguns receios nesta passagem, especialmente pela quantidade de responsabilidades que envolve e que ainda não estou segura que a Alice e a Eva já consigam dominar... mas até agora está a correr bem  (tirando alguns pormenores que vão "animando" parte dos nossos dias...).

Diariamente assistimos a uma transformação enorme nestas duas meninas e um dos momentos em que isso mais se VIVE é ao jantar; 
Os nossos jantares passaram a ser bem mais longos e, se não cortamos a conversa ( o que às vezes custa...) estes podem prolongar-se durante horas.

As três irmãs frequentam agora a mesma escola e os temas de conversa andam quase sempre à volta do dia a dia na escola: As mais novas pedem a opinião da irmã experiente, comentam entre elas as modas, os namoros, a comida, os professores, as funcionárias... enfim, um mundo de acontecimentos para os quais a" hora do jantar" não é suficiente.
É delicioso assistir a esta partilha, este expressar de opiniões, de visões, de sentires... é tão espontâneo, tão alegre, tão intenso.

E nós acompanhamos... e lá vamos dando uma ou outra opinião, respondendo a uma ou outra questão... e sorrimos absolutamente maravilhados com o que temos entre mãos. 
São momentos valiosos que gostaríamos de eternizar.

É um privilégio a vida que temos e o tempo que passamos juntos.




8 comentários:

  1. cock bless this kitchen?

    ResponderEliminar
  2. :-) Que gran suerte y que bonito verlas crecer ¡¡

    ResponderEliminar
  3. Estão enormes! Tal como tu dizes essa fase de transição não é fácil para as miúdas e para nós pais. Tb. tenho muito medo quando o meu sair da escolinha "familiar" e for para o ciclo.
    Beijinhos
    Ana Leão

    ResponderEliminar
  4. OLá Xana,
    Já tinha tentado comentar o vosso blog, mas depois de muito escrever, e ao publicar, o texto desapareceu... E já não havia forças para voltar a escrever. Adorei a ideia, a simplicidade e a forma genuína como escreves. São uma família muito bonita. E sim, a vida é feita de pequenos e bons momentos. E não devemos deixá-los escapar. Adorei a "crónica do halloween". Tb tivémos um haloween animado por aqui, e desd há 3 anos que vai crescendo! Não importa de a tradição é ou não nossa, o que impota é que eles se divertem muito e é mais um pretexto para estarmos juntos com eles.
    E sim, como é animada a hora de jantar!!! Muitas perguntas, 4 a tentar ver quem consegue falar mais e obter mais atenção...

    ResponderEliminar
  5. Continuando...
    Em breve a vossa hora de jantar será ainda mais animada.
    A escola é outra maravilha. Vê-los a crescer e a descobrir tudo é muito, muito bom. Tenho-me deliciado com a Violeta que este ano foi para o 1º ano. EStá uma crescida! Anda no futebol e no judo, depois de eu a ter inscrito no ballet e no hip hip!
    Maravilha-se com o que aprende todos os dias e n se cansa de dizer que a escola dela é fantástica. Nem sei já quantas vezes me agradeceu pela escola onde está. E é pública, é verdade. Faz desenhos maravilhosos a propósito do que aprende lá e eu estou maravilhada, porque nunca é igual e cada um nos encanta. Este ano vou levá-los toos a pé. É um luxo, acreditem. Com chuva vamos todos divertidos com galochas e chapéu de chuva, todos enroscados debaixo do chapéu de chuva. Só a LIsa, a nossa cadelinha que nos acompanha fielmente em cada viagem já não acha tanta piada. As viagens começam às 8h00 e deixo o Vicente que é o último a entrar na escola (j. infantil) às 9h15. E depois, como os vou levar a um de cada vez tenho tempo para ouvir as tais histórias dos amigos e da escola. Sim, porque a hora de jantar tem de ser partilhada por muitos e esta é exclusiva de cada um. E mais uma vez me maravilho. Hoje cedo fui para a formação a sentir que a vida é mesmo uma coisa boa. Depois de ouvir a Violeta a contar as peripécias dos amigos, enquanto caminhávamos de mão dada (saco do fato de judo numa mão e ela com a lancheira na outra, estão a imaginar?). Depois, o dia de judo é sempre fantástico. E a partir de amanhã vai começar o futebol. É a única menina no grupo! Vai ser bonito! Já o Vicente vibra com as sextas feiras. Num segundo salta da cama e lembra logo que "hoje é piscina". Nesse dia não há preguiça na cama. E lá vai todo feliz. Já a Alice e o Sebastião não acordam com tanta energia, mas nem tudo é como desejaríamos. Mas é a vida, e é boa, ainda que nem sempre sintamos as coisas assim. Bem, mas acho que vou parar por aqui. Já me estendi muito, mas vocês pediram para comentar e partilhar! Aqui está. Gostamos muito de vocês e temos imensas saudades. Quando nos vemos? Podemos combinar uma ida até ao guincho, num domingo à tarde (depois de almoço). Beijo bem apertado para todos! Patrícia e companhia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, obrigada pelas tuas palavras. Que saudades que tenho dos vossos filhos e vossas também. Realmente é um privilégio podermos acompanhar o crescimento dos nossos filhos e estar perto deles no seu dia a dia.Fico mesmo contente por gostares deste meu espaço de partilha. Abraço e até breve. X

      Eliminar

Se não conseguires fazer um comentário podes enviar para o mail: vivertodososdias@gmail.com Obrigada